fbpx

Menu

Site desenvolvido por Ligado na Net :

Flamengo x Atlético-MG marca reencontro de Tite com Felipão; veja confrontos e lembre rixa

Ex-treinadores da seleção brasileira protagonizaram duelos marcantes nos clássicos entre Corinthians e Palmeiras e já tiveram relação de olheiro e atleta

O duelo de quarta-feira entre Flamengo e Atlético-MG, além de ter influência direta na disputa pelo título do Brasileirão, vai proporcionar um reencontro histórico. Tite e Felipão voltam a se enfrentar no campeonato após 11 anos.

Tite e Felipão estarão frente a frente nesta quarta-feira no Maracanã depois de 11 anos — Foto: Infoesporte

Tite e Felipão estarão frente a frente nesta quarta-feira no Maracanã depois de 11 anos — Foto: Infoesporte

Os ex-treinadores da seleção brasileira têm um histórico de duelos bastante movimentado, especialmente entre 2010 e 2012. Tite, à frente do Corinthians, e Felipão, no comando do Palmeiras, travaram disputas importantes em diferentes edições do Paulistão e do Brasileirão.

Os treinadores se enfrentaram sete vezes pelos dois clubes, com grande vantagem para o atual comandante rubro-negro: são cinco vitórias de Tite, uma de Felipão e um empate. No último jogo entre eles, o Timão venceu o rival por 2 a 1 na 6ª rodada do Brasileiro de 2012, com dois gols de Romarinho.

O confronto mais conhecido entre os técnicos é a semifinal do Campeonato Paulista de 2011, no qual durante uma discussão, aos 27 minutos do 1º tempo, Tite repetiu diversas vezes a frase “Fala Muito!” na direção do então técnico palmeirense (veja no vídeo acima). A partida terminou empatada por 1 a 1, e o Corinthians avançou À final do Paulistão após vencer nos pênaltis por 6 a 5 no Pacaembu.

“Toda vez contigo, toda vez contigo. Fala muito! Fala muito!” – disse Tite durante o clássico no Paulistão de 2011.

A imagem de Tite se tornou meme imediato. O episódio, que incomodou Felipão, foi consequência de uma relação já estremecida na época.

No ano anterior, o Palmeiras de Felipão foi derrotado pelo Fluminense na reta final do Brasileirão. O clube carioca se sagrou campeão, e o Corinthians foi o vice daquela edição. Tite ficou chateado pela possibilidade de o rival ter tirado o pé para que sua equipe fosse prejudicada na disputa pelo título.

Em sua biografia, Tite admitiu ter gratidão a Felipão pelo início de suas carreiras como jogador e treinador, mas Scolari rebateu a declaração.

— Esta palavra (gratidão) não existe mais. Você acha isso correto de quem conhece há 30 anos, de quem te abriu todas as portas? Quem te deu a oportunidade de ser jogador do Caxias, de começar na carreira e arranjar lugares fora do Brasil para trabalhar? Essa é a gratidão? – questionou Felipão em entrevista à ESPN em 2017.

No mesmo ano, durante um evento beneficente organizado por Emerson Sheik, Tite falou brevemente sobre a questão. “Por gratidão, eu não quero mais falar do assunto. Eu e ele sabemos o motivo do problema”, disse na ocasião.

Relação antiga

Luiz Felipe Scolari e Adenor Leonardo Bachi são conhecidos de longa data e já tiveram uma relação de professor e aluno. Pouco antes de se aposentar como jogador pelo Caxias, Felipão passou a dar aulas de educação física na escola estadual Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul.

Adenor, que ainda não tinha o apelido de Tite, era o camisa 10 do time da escola — Foto: Arquivo pessoal

Adenor, que ainda não tinha o apelido de Tite, era o camisa 10 do time da escola — Foto: Arquivo pessoal

Em confronto entre instituições de ensino da cidade, em 1977, Felipão viu talento no jovem Adenor e em um colega da equipe, cujo apelido era Tite. O experiente atleta sugeriu que a dupla fizesse um teste no Caxias, mas só Adenor foi. Por uma confusão de Felipão, ele passou a ser chamado de Tite. A história foi contada por Ademir Bachi, conhecido como Miro e irmão do treinador do Flamengo.

Confrontos entre Tite e Felipão:

  • 24/10/2010 – Corinthians 1 x 0 Palmeiras (estreia de Tite no time) – 31ª rodada do Brasileirão 2010
  • 06/02/2011 – Palmeiras 0 x 1 Corinthians – Paulista 2011 (7ª rodada)
  • 01/05/2011 – Palmeiras 1 (5) x (6) 1 Corinthians – Semifinal do Paulista 2011
  • 28/08/2011 – Palmeiras 2 x 1 Corinthians – 19ª rodada do Brasileirão 2011
  • 04/12/2011 – Corinthians 0 x 0 Palmeiras – 38ª rodada do Brasileirão 2011
  • 25/03/2012 – Corinthians 2 x 1 Palmeiras – 15ª rodada do Paulista 2012
  • 24/06/2012 – Corinthians 2 x 1 Palmeiras – 6ª rodada do Brasileirão 2012 – último confronto entre os dois

Com uma relação rica, cheia de histórias e diferenças, Felipão e Tite chegam para o duelo em momento semelhante. O Galo é líder do returno do Brasileirão e mantém a maior invencibilidade atual do campeonato (cinco vitórias e dois empates) , enquanto os rubro-negros estão em segundo lugar.

Além disso, os dois rivais estão no G-4 e vivem ótima fase no campeonato. A equipe de Tite está à frente na classificação, ocupando a segunda posição, com 63 pontos. Os comandados de Felipão estão no 4º lugar, com 60 pontos e podem ultrapassar a equipe carioca em caso de vitória no Maracanã.

Para além do reencontro de duas das grandes figuras do futebol brasileiro, Flamengo x Atlético-MG será o confronto entre os dois melhores times do segundo turno do Brasileirão, ambos vivos na disputa pelo título nacional.

Fonte Por Bella Abreu e Leonardo Martins, Redação do ge

Flamengo x Atlético-MG marca reencontro de Tite com Felipão; veja confrontos e lembre rixa | futebol | ge (globo.com)