Atividades em comemoração à ‘Semana da Alimentação 2021’ são realizadas em Divinópolis
Temas como obesidade infantil, alimentação pós-cirurgia bariátrica e segurança alimentar fazem parte da programação.
A ‘Semana da Alimentação 2021’ começou na última sexta-feira (16), em Divinópolis, e tem como objetivo destacar a importância da segurança alimentar dentro das políticas públicas.
Temas como obesidade infantil, alimentação pós-cirurgia bariátrica e segurança alimentar fazem parte da programação (veja o cronograma abaixo).
O projeto é realizado pela Prefeitura por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseans) e Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (Caisan), juntamente com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).
Cronograma
A programação começa a a partir das 14h nesta terça-feira (19). Será feito um encontro Virtual com jovens aprendizes do curso preparatório para o Enem do Grupo Educação Ética e Cidadania (GEEC). O tema da palestra é ‘Comer Emocional’ com o nutricionista da Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente Túlio Gonçalves.
Às 19h haverá mesa redonda com o tema “Obesidade infantil: estratégias de promoção de saúde”. O moderador será o educador físico José Vitor Vieira Salgado.
Participam como convidados Gabriela Ortiz (Nutrição – USP/São Paulo) que falará dos fatores de risco para a obesidade infantil; Camila Brandão (Educação Física – UEMG/Divinópolis) que vai tratar sobre a atividade física na prevenção e tratamento na obesidade infantil; e Mário Rabelo (Nutrição – Grupo Líder Oeste) que vai falar sobre a influência da indústria alimentícia na obesidade infantil.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Na quarta-feira (20), a partir das 14h, terá roda de conversa com o tema: “O que é alimentação adequada e saudável”, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Os palestrantes serão as servidoras da Semusa: nutricionista Juliana Bicalho e fisioterapeuta Marina Faria. O evento será na Praça Eliseu Zica no Bairro São José.
Às 15h, será realizada a formação para diretores escolares da Rede Municipal de Ensino e Organizações Civis filiadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de Divinópolis. O tema será Educação Alimentar e Nutricional no currículo escolar, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Neste mesmo dia, das 14h às 17h, haverá a exposição de um estande na Praça do Santuário, para orientação dos serviços da Política de Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentável (Sans) da Semag, coordenada pelo professor Carlos Alexandre com os estudantes de nutrição, odontologia, direito e psicologia.
Das 19h às 20h será realizada uma roda de conversa sobre a “alimentação fora do lar, quais as perspectivas pós-pandemia” que terá como moderador o representante do Grupo Líder Novo Oeste, Mário Rabelo.
Vão participar o presidente da Abrasel Regional União do Oeste, Danilo Pereira; a diretora de Vigilância em Saúde de Divinópolis, Erika Camargos; e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis, Luiz Ângelo Gonçalves.
Encerrando a programação de quarta-feira, das 20h às 21h, uma oficina será realizada com o tema: “Culinária: Agir Saudável”, realizada pela Clínica Agir de Divinópolis
Na quinta-feira (21), às 14h, será feito o lançamento do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentável (Sans). A organizadora será a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar de Divinópolis
Às 14h uma roda de conversa como o tema “Como adotar uma alimentação saudável na minha vida” será realizada pela secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com a nutricionista Juliana Bicalho e fisioterapeuta Marina Faria. O evento será na Praça Eliseu Zica.
Será promovida a palestra, às 15h, sobre “O papel do Banco de Alimentos e da Sociedade Civil no combate a forme e ao desperdício”, com Leonardo Koury Martins, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte.
Das 19h às 21h30, haverá uma mesa redonda que vai discutir sobre a “Vulnerabilidade Alimentar no Contexto da Pandemia”. A moderadora será Camila Ramos Ferreira Vasconcelos (Serviço Social – Uemg/Unidade Cláudio)
Participam do debate Elaine Martins Moreira (Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Letícia Pereira Dourado (Serviço Social – Uemg/Unidade Divinópolis) e Olsymara Cavalcanti (Serviço Social – Uemg/Unidade Cláudio).
Na sexta-feira (22), serão realizadas oficinas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) sobre aproveitamento de alimentos com famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento será na sede do Semas e terá a colaboração da profissional Jeannine Carla Antunes Oliveira.
Semana da alimentação
O objetivo da Semana Mundial da Alimentação é reforçar a importância da inclusão de uma alimentação saudável na vida das pessoas, de forma consciente por meio de debates sobre temas fundamentais, como combate ao desperdício de alimentos, incentivo à alimentação saudável na infância, importância da agricultura urbana e montagem de horta.
O Dia Mundial da Alimentação foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. A data, 16 de outubro, foi escolhida para lembrar o dia da criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.
Leia mais: https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2021/10/19/atividades-em-comemoracao-a-semana-da-alimentacao-2021-sao-realizadas-em-divinopolis.ghtml
Fonte: Por g1 Centro-Oeste de Minas — Divinópolis, MG