Avião do ‘fim do mundo’ russo: homem é condenado por roubar equipamento secreto da aeronave
Governo da Rússia tem quatro aviões preparados para caso de um conflito nuclear; Zhora Khachunts deverá passar mais de 4 anos em colônia penal
Por O Globo e agências internacionais — Rio de Janeiro
30/07/2022 Atualizado há 2horas
O russo Zhora Khachunts foi condenado, nesta terça-feira, a 4 anos e 6 meses de prisão em uma colônia penal pelo roubo de um equipamento de rádio secreto da aeronave Ilyushin Il-80, o avião do ‘fim do mundo’. Ele deverá pagar ainda 2,7 milhões de rublos, o equivalente a R$ 227 mil.
- Avião do ‘fim do mundo’: secretário de Defesa dos EUA veio ao Brasil em aeronave símbolo da Guerra Fria
- Guerra: Vídeo mostra soldado russo aparentemente castrando prisioneiro ucraniano e causa indignação
Zhora Khachunts alega que ele foi alvo de uma armação das autoridades. Em dezembro de 2020, um representante da fabricante russa de aviões Beriev, na cidade da Tagarong, foi a polícia local denunciar o roubo da carga de uma das suas aeronaves.
Segundo a agência de notícias russa Tass, 39 equipamentos foram subtraídos do avião. Na época, as investigações indicaram que o responsável pelo roubo foi Zhora Khachunts.
Ao todo, as Forças Armadas russas mantêm quatro aviões do ‘fim do mundo’. Essas aeronaves foram projetadas para servirem de postos de comando para líderes militares e políticos em caso de grave crise nacional, como conflitos nucleares.
Fonte: O Globo e agências internacionais — Rio de Janeiro