Chuva e vento forte soltam cabo de navio de cruzeiro no Píer Mauá e interditam Rua da Carioca
Trens e VLT também foram afetados; sinalização foi atingida e trechos com alagamento e galhos de árvores ao longo da via paralisaram o funcionamento do transporte público
Por Marcella Sobral e Pedro Araujo — Rio de Janeiro
04/02/2023 Atualizado 04/02/2023
Quem passava na tarde desta sexta-feira pelo Centro do Rio, por volta das 15h30, se assustou. Uma ventania atingiu a região, e as cenas repercutiram na internet. Em um vídeo, um navio de cruzeiro parece se soltar do cais em meio à forte chuva e a ventania. De acordo com o Píer Mauá, um dos cabos de amarração do navio se rompeu durante a chuva na cidade. Além disso, uma queda de árvore interditou a Rua da Carioca. Trens e VLT tiveram alterações nos serviços.
- Polícia apura omissão de socorro de prefeito mineiro que atropelou mulher no RJ; ‘Pior noite da vida’, diz mãe
- Também armazenava fotos: Suspeito de estuprar ao menos cinco crianças no Rio é preso em MG
Segundo a Píer Mauá, a operação foi retomada e segue normalmente. Por segurança, a entrada das pessoas foi suspensa durante a ventania. Não houve feridos, e o embarque no cruzeiro já foi retomado.
Responsável pela embarcação, a MSC Cruzeiros informou que “devido a fortes rajadas de vento que atingiram o Rio de Janeiro nesta sexta-feira, o MSC Música se afastou do píer. Não houve feridos e ele já está atracado novamente no Porto”. O navio deixa o Rio ainda nesta sexta-feira.
Na altura da República do Paraguai, uma queda de árvore interditou a Rua da Carioca. Segundo o Centro de Operações do Rio, uma equipe da Comlurb atua no local para a liberação da faixa.
As fortes chuvas também afetaram o transporte público. Nas proximidades da estação Campos Elíseos, o sistema de sinalização foi atingido, fazendo com que a circulação de trens no trecho Gramacho/Saracuruna e nas extensões Guapimirim e Vila Inhomirim fosse suspensa.
Às 15h55, o VLT Rio anunciou a suspensão do funcionamento. De acordo com a operadora, trechos com alagamento e galhos de árvores ao longo da via impediam o funcionamento do sistema.
Caso do Navio São Luiz
Em novembro de 2022, um navio colidiu com a ponte Rio-Niterói após fortes chuvas atingirem a cidade. A situação, no entanto, era diferente. A embarcação, batizada de São Luiz, já estava ancorada no mesmo trecho há seis anos e, durante a ventania, a âncora foi rompida, deixando o barco à deriva — no Píer Mauá, além de ancorada, a embarcação permaneceu presa em outras amarrações, fora a que se rompeu.
O navio São Luiz está ancorado próximo à Ponte Rio-Niterói desde 7 de abril de 2016. A embarcação tem 200 metros de extensão e 30 metros de largura. No fim da tarde do dia do incidente, a âncora, que pesa 7,5 toneladas, não resistiu à tempestade, e o barco acabou sendo jogado contra a ponte.
Confira a íntegra da nota divulgada pelo Píer:
A PortosRio Autoridade Portuária informa que nesta sexta-feira (03), por volta de 15h, a popa do navio de passageiros MSC MÚSICA soltou após o rompimento de um dos cabeços de amarração que o sustenta de n°65 devido a força dos ventos. A embarcação foi contida e estabilizada imediatamente, conforme o protocolo de segurança da navegação. No momento, a embarcação encontra-se estabilizada e novamente amarrada ao cais e aguardando a desatracação prevista para hoje às 22:00h.
Durante o incidente, a Capitania dos Portos foi acionada e prosseguirá com a abertura de inquérito marítimo. Não houve acidente de pessoal, apenas prejuízo material.
Fonte: Marcella Sobral e Pedro Araujo — Rio de Janeiro