Cidades da Ucrânia planejam mudar centenas de nomes de ruas ligados a Rússia e Belarus
A Câmara municipal de Kiev disse que havia compilado uma lista com 467 locais em consideração para serem rebatizados.
Por g1
28/04/2022 05h04 Atualizado há 5 horas
Várias cidades ucranianas planejam renomear ruas e praças associadas à Rússia, em um processo de “desrussificação” após a invasão russa.
Na quarta-feira (27), a Câmara municipal de Kiev disse que havia compilado uma lista com 467 locais em consideração para serem rebatizados.
Leia também
Esses locais incluem uma praça central nomeada em homenagem ao escritor Leon Tolstoy e uma rua chamada Lago Baical. A rua Minsk, capital de Belarus, aliada próxima da Rússia, também está na lista.
Desde que a Ucrânia declarou independência da União Soviética, em 1991, o nome de algumas cidades foram mudados para apagar o legado de autoridades soviéticas odiadas. Agora, as autoridades querem remover nomes de autores e poetas russos, entre outros.
O ministro da Cultura, Oleksandr Tkachenko, alertou semana passada contra a remoção geral de tudo que for afiliado à Rússia.
Citando o romancista russo nascido na Ucrânia, Nikolai Gogol, como exemplo, ele disse que alguns “personagens pertencem ao estoque de herança global”.
Monumento derrubado
Na terça-feira (26), foi derrubado um monumento da era soviética em Kiev que simbolizava a amizade entre Rússia e Ucrânia.
A estátua mostrava um trabalhador ucraniano e outro russo em um pedestal, segurando juntos uma ordem soviética de amizade. A estátua estava localizada sob o “Arco da Amizade do Povo”, erguido em 1982 para comemorar o aniversário de 60 anos da União Soviética.
“O monumento simbolizava a amizade entre as nações ucraniana e russa. Agora vemos o que essa ‘amizade’ é: a destruição de cidades ucranianas, a ruína da vida dos ucranianos, o assassinato de dezenas de milhares de pessoas pacíficas. Estou convencido que esse monumento tem um significado inteiramente diferente agora”, disse o prefeito de Kiev, Vitaly Klitschko.
O arco que fica posicionado por cima da imagem permanecerá no local, porém deixará de se chamar “Arco da da Amizade do Povo” e receberá as cores da bandeira ucraniana (azul e amarelo). Ainda não há indícios de qual será a nova nomenclatura.
Fonte: Por g1