Concertos são retomados no Sesc do Amapá com o músico Nonato Leal e a orquestra de violões
Programação ocorre na noite desta quinta-feira (14), em Macapá.
Na retomada do projeto, o “Concertos Sesc Partituras” tem a primeira edição de 2021 nesta quinta-feira (14), com apresentação da Orquestra de Violões Nonato Leal e do músico homenageado pelo grupo. A programação acontece à noite, no Sesc Centro, em Macapá.
No repertório também estão previstas obras dos violonistas Emanuel Cordeiro, Quincas Laranjeiras e Sebastião Tapajós (este último faleceu no dia 2 de outubro e receberá uma homenagem especial).
O mestre, de 94 anos, estará presente no concerto, acompanhado da orquestra que é composta por alunos, ex-alunos e professores do Centro de Educação Profissional Walkíria Lima, onde ele foi o primeiro professor de violão.
Integram a orquestra os músicos Wenderson Barbosa, Antony Xisto, Anthony Barbosa, Fillip Whallajon, Bruno Moura, Jennyferson Lobato, Aron Miranda, Adilana Agda e Carla Flamena.
Nonato Leal
Nonato Leal tem quase 90 anos de estrada na música — Foto: Max Renê/Divulgaçãohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Multi-instrumentista e reconhecidamente o principal mestre da música amapaense vivo, Raimundo Nonato Barros Leal é natural do estado do Pará, mas sempre se referiu ao Amapá como sua terra, onde chegou em 1952.
Ele nasceu no município paraense de Vigia. Autodidata, aos 8 anos iniciou a trajetória musical, por influência do pai. Aos 18 anos, já dominava instrumentos como violino, banjo, violão tenor, viola e bandolim. A primeira composição foi escrita antes dos 20 anos, sob o título “Tauaparanassu”.
Nonato Leal foi o primeiro professor de violão do antigo Conservatório de Música do Amapá. Introduziu dezenas de alunos na arte musical. Tem três CDs lançados, sendo dois deles produzidos pelo maestro Manoel Cordeiro (Lamento Beduíno e Coração Popular) e um por Venilton Leal, seu filho.
A proximidade de quase um século de vida não afetou a expertise. Os dedilhados ainda são precisos como na juventude, garante o maestro. Ele também continua participando de shows, a maioria como convidado especial, por sua importância no cenário musical.
‘Passar Uma Chuva’, documentário produzido no Amapá sobre a trajetória do músico Nonato Leal — Foto: Jubarte Audiovisual/Divulgação
Uma produtora foi contemplada no 1º Edital de Produção Audiovisual do Amapá e produziu em 2017 um documentário sobre a obra e vida de Nonato Leal, o “Passar Uma Chuva”.
Em 2019, aos 92 anos, ele lançou o primeiro livro de partituras da carreira, com 10 músicas instrumentais autorais. O songbook ganhou versão em inglês e conta a trajetória do maestro.
Serviço
‘Concertos Sesc Partituras’ com a Orquestra Nonato Leal
Dia: 14 de outubro (quinta-feira)
Local: Sesc Centro
Hora: 19h
Entrada: taxa de R$ 5
Leia mais: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2021/10/14/concertos-sao-retomados-no-sesc-do-amapa-com-o-musico-nonato-leal-e-a-orquestra-de-violoes.ghtml
Fonte: Por g1 AP — Macapá