EUA e Coreia do Sul iniciam os maiores exercícios militares desde 2018
Para analistas, Coreia do Norte pode usar o fato para realizar mais testes de guerra
/s2.glbimg.com/nU7bQgwjICG4m4T9MHkiw1lal4U%3D/600x0/filters%3Aquality%2870%29/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/O/P/i28K0BS6WVMGdYLIzEqg/afp.png)
Por AFP — Seul
22/08/2022 00h25 Atualizado há 7 horas
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul iniciaram seus maiores exercícios militares conjuntos, desde 2018, nesta segunda-feira, anunciou Seul, numa medida que pode irritar a Coreia do Norte.
- Ação: Coreia do Norte dispara dois mísseis de cruzeiro, afirma o Ministério da Defesa sul-coreano
- Reação: Coreia do Sul e EUA disparam oito mísseis balísticos em resposta à Coreia do Norte
O exercício Ulchi Freedom Shield marca a retomada do treinamento combinado em larga escala, que foi suspenso devido à pandemia e a uma tentativa fracassada de reaproximação com Pyongyang.
“O significado deste exercício conjunto é reconstruir a aliança Coreia do Sul-EUA e fortalecer a postura de defesa combinada, normalizando exercícios combinados e treinamento de campo”, disse o Ministério da Defesa sul-coreano, em comunicado.
Washington é o principal aliado de Seul e tem cerca de 28.500 soldados na Coreia do Sul para ajudar a proteger o país de seu vizinho com armas nucleares ao norte.
Os dois países têm um longo histórico de manobras conjuntas, que descrevem como puramente defensivas, embora a Coreia do Norte as considere um ensaio para uma invasão.
Os detalhes dos exercícios, que acontecem de 22 de agosto a 1º de setembro, não foram divulgados, mas normalmente incluem exercícios de campo envolvendo aviões, navios de guerra e tanques, além de milhares de soldados.
Durante uma reunião na semana passada, os dois países aliados concordaram em “expandir o foco e a escala dos exercícios militares” à medida que o número de testes de mísseis do Norte aumentasse.
- Análise: Teste de míssil intercontinental confirma nova postura de Pyongyang e sinaliza dias turbulentos na Península Coreana
- Ameaça: Kim Jong-un diz estar pronto para lutar contra os EUA e ‘eliminar’ governo da Coreia do Sul
Começará “com o Ulchi Freedom Shield para incentivar a prontidão combinada”, disseram eles em um comunicado conjunto.
Analistas dizem que a Coreia do Norte poderia usar os exercícios como motivo para realizar mais testes de guerra.
Fonte: AFP — Seul