fbpx

Menu

Site desenvolvido por Ligado na Net :

João Roma explora polêmica racial de ACM Neto em debate na Bahia: ‘Nunca me falou que era negão’; vídeo

Candidatos do PL e do União protagonizam debate no estado

Por Kathlen Barbosa — Salvador, Bahia

28/09/2022 00h38  Atualizado há 8 horas

Menções aos candidatos ao governo da Bahia João Roma (PL) e ACM Neto (União Brasil) viralizaram nas redes sociais na noite desta terça-feira. Durante debate na TV Globo, o ex-prefeito de Salvador mencionou histórico de amizade com Roma e destacou que é padrinho da filha do candidato do PL.

— Hoje, o candidato que fugiu durante todos os debates aparece aqui. Parece que tomou uma dosezinha de romacilina para poder estar debatendo temas para a Bahia, porque até então ele estava fazendo festinha e divulgando pesquisas. (…) Ele não está preparado para governar o estado da Bahia. Não tem condições psicológicas de ocupar o governo do estado da Bahia — provocou Roma.

ACM rebateu dizendo que Roma, cuja filha é sua afilhada, tem “como característica principal a deslealdade e a sede de poder”.

— Você tem na sua marca de vida como característica principal a deslealdade e a sede de poder. Você foi meu amigo por 20 anos. Vocês estão vendo ele me criticar. Eu garanto que você que está aí do outro lado não faz ideia de que essa mesma pessoa me convidou para ser padrinho da filha dele. Eu não queria entrar nesse tipo de assunto, mas imagine: vocês, quando têm um filho e vão batizar, escolhem para padrinho a pessoa que mais gostam. Pois é. Eu sou padrinho da filha dele e convivi com ele por 20 anos”, contou ACM em resposta.

Na tréplica, Roma rebateu a crítica:

— Eu passei 20 anos limpando o chão para você. Quando foi anunciado que eu fui convidado para ser ministro (do presidente Jair Bolsonaro), você mandou uma pessoa me dizer que não queria mais falar comigo.

Em outro momento, João Roma aproveitou uma pergunta feita pelo candidato Jerônimo Rodrigues (PT) para mencionar a polêmica racial envolvendo ACM:

— Candidato Jerônimo, não exija tanto de um candidato que não sabe nem a cor da sua pele. Nesses 20 anos de convivência que ele falou, nunca me disse que era negão.

Após a provocação de Roma, o ex-prefeito de Salvador recebeu o direito de resposta:

— Quero dizer a vocês o seguinte: me autodeclarei pardo porque assim me vejo, como em 2016, quando ele [João Roma] era meu chefe de gabinete, que estava ao meu lado e me apoiava em tudo, eu já tinha me autodeclarado pardo e, naquela época, não tinha fundo eleitoral, não tinha financiamento de campanha, não tinha cota.

Eleitores também voltaram a repercutir a autodeclaração racial do candidato do PDT nas redes. Uma internauta destacou que ACM Neto está “bronzeado” no debate.

Fonte:  Kathlen Barbosa — Salvador, Bahia

https://oglobo.globo.com/blogs/sonar-a-escuta-das-redes/noticia/2022/09/joao-roma-explora-polemica-racial-de-acm-neto-em-debate-na-bahia-nunca-me-falou-que-era-negao-video.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo