fbpx

Menu

Site desenvolvido por Ligado na Net :

Lula deve ignorar permanência de Bolsonaro nos EUA em reunião com Biden

O ex-chanceler e assessor especial do presidente, Celso Amorim, afirmou que “não está nos planos” falar sobre Bolsonaro

Por Bela Megale

08/02/2023 04h45  Atualizado há 31 minutos

A permanência de Jair Bolsonaro nos Estados Unidos não deve ser tema da conversa de Lula com o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, na próxima sexta-feira, em Washinton. O ex-chanceler e assessor especial do presidente, Celso Amorim, disse à coluna que “não está nos planos” falar sobre Bolsonaro.

— Não quero me antecipar a nada que o presidente fale ou deixe de falar, mas, neste momento, não vejo isso ser tema da conversa. Pode ser que Lula fale, de repente, se o assunto surgir, mas não está nos nossos planos falar sobre Bolsonaro. Vamos falar da democracia de uma maneira mais ampla, como os dois países podem cooperar para garantir que a democracia vigore — explicou Amorim, que vai acompanhar Lula na viagem aos EUA.

Como informou a coluna, quatro tópicos serão centrais na reunião bilateral entre Lula e Joe Biden: 1) clima, 2) democracia, diretos humanos e igualdade racial, 3) comércio e investimentos e 4) assuntos globais incluindo Venezuela e a guerra na Ucrânia.

Jair Bolsonaro está em Orlando, na Flórida, desde 30 de dezembro. O ex-presidente solicitou que o visto oficial que usou para entrar nos EUA, expirado em 1o de fevereiro, fosse substituído pelo visto de turismo. Com isso, pode ficar mais três meses fora.

Na sexta-feira passada, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) acionou o governo dos EUA para pedir que apure se há irregularidades ou possível fraude no pedido de mudança de visto feito por Jair Bolsonaro.

O parlamentar argumenta que Bolsonaro já fez uma palestra em Orlando e que “há diversos indícios” de que ele “pretende realizar atividades profissionais, remuneradas durante sua estadia, e não apenas atividades turísticas, como supostamente requer no processo de obtenção de visto de turista”. Ele ainda afirma que o ex-presidente é alvo de inúmeras “investigações, denúncias e processos”.

Fonte: Bela Megale

https://oglobo.globo.com/blogs/bela-megale/post/2023/02/lula-deve-ignorar-permanencia-de-bolsonaro-nos-eua-em-reuniao-com-biden.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo