Veja cinco motivos para Messi ser eleito o melhor jogador da Copa
Camisa 10 da Argentina surge como grande protagonista do Mundial do Catar; ainda mais da atuação de gala na semifinal contra a Croácia
Por José Edgar de Matos — São Paulo
14/12/2022 04h00 Atualizado há 4 horas
O prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo de 2022 parece ter destino certo: as mãos de Lionel Messi. O craque da Argentina foi decisivo e protagonizou a vitória por 3 a 0 sobre a Croácia, que levou a equipe sul-americana para a final do Mundial.
A premiação de melhor da competição, entretanto, pode terminar com o camisa 10 diante de toda a campanha no Catar. São cinco gols e três assistências para Messi, líder de uma Argentina que pode buscar o tricampeonato no fim de semana.
A Argentina disputa a final da Copa do Mundo no domingo, a partir das 12h (de Brasília), contra Marrocos ou França, que se enfrentam nesta quarta-feira. Messi aguarda o rival do fim de semana e está a 90 minutos de se consagrar definitivamente.
São pelo menos cinco os motivos para ele ser eleito craque deste Mundial. Confira.
Mais sobre a Argentina
+ Messi dá mais um show e quebra recordes na semifinal da Copa
+ “Não há dúvida de que Messi é o melhor da história”, diz Scaloni
+ “Sabia o que poderíamos fazer”, comemora Messi após vitória
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/O/A/W7Id27SQ6rBeO6oiwUAg/2022-12-13t203744z-96279979-up1eicd1laut8-rtrmadp-3-soccer-worldcup-arg-cro-report.jpg)
Messi, Argentina x Croácia — Foto: Reuters
Acumulador de troféus
Messi recebeu quatro troféus de melhor em campo no Mundial do Catar. O primeiro veio na vitória sobre o México, quando a Argentina precisava ganhar para sobreviver na competição.
Os outros três prêmios de destaque do jogo ocorreram justamente na fase de mata-mata da Copa do Mundo. Diante de Austrália (oitavas), Holanda (quartas) e Croácia (semi), Messi foi quem mais se destacou.
Tirou a Argentina do sufoco
Messi foi o grande responsável por tirar a seleção alviceleste do “sufoco” na Copa do Mundo.
Depois da derrota para a Arábia Saudita na estreia, o craque anotou um belo gol de fora da área diante do México, abrindo o placar na primeira vitória do time no torneio, por 2 a 0.
Desde então foram mais quatro resultados positivos e uma classificação nos pênaltis contra a Holanda. A Argentina embalou a partir da canhota certeira de Messi diante do México.
Veja também:
+ Tabela completa da Copa do Mundo
+ Simule os resultados dos jogos
+ Outras notícias da Argentina
Maior protagonista
Messi divide a artilharia da Copa do Mundo com Mbappé, da França, ambos com cinco gols. Porém, o craque argentino soma três assistências e lidera a estatística de participações em lances decisivos no Mundial.
Mbappé, por outro lado, participou diretamente de sete gols da França, com duas assistências além dos cinco gols. O camisa 10 francês ainda entra em campo pela semifinal nesta quarta.
Clube dos 20
Ainda nessa estatística de gols e assistências, Messi se tornou o primeiro jogador a alcançar o clube dos 20. São 11 gols e nove assistências nas cinco participações em Copas do Mundo.
O craque argentino ultrapassou um grupo formado pelos alemães Klose e Müller e os brasileiros Ronaldo e Pelé. Todos tiveram participações em 19 gols durante suas carreiras em Copas.
Fonte: José Edgar de Matos — São Paulo