Veja o que restou da maior aeronave do mundo destruída após bombardeio na Ucrânia
Cargueiro Antonov-225 Mriya foi atingido no aeroporto de Hostomel, perto de KievO Globo e agências internacionais04/03/2022 – 06:36 / Atualizado em 04/03/2022 – 08:34
KIEV — A TV estatal russa exibiu nesta semana as primeiras imagens do que restou do Antonov-225 Mriya, o maior avião do mundo, destruído após um bombardeio no aeroporto Hostomel, perto de Kiev, na última sexta-feira.
Putin em discurso: ‘Operação’ na Ucrânia segue e que acabará com ‘direita anti-Rússia criada pelo Ocidente’
No Brasil:Bolsonaro chama Putin de ‘parceiro’ ao agradecer apoio à Amazônia
‘Alvo número 2’: Saiba quem é Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia
Uma correspondente do Canal 1 mostrou o hangar muito danificado e destroços espalhados pelo local. Na parte da frente do avião, a cabine parece ter se partido ao meio. Parte da estrutura, no chão, está esmagada. As asas também estão tortas e restaram turbinas em apenas um dos lados da aeronave. O vídeo mostra até um projétil próximo do Antonov-225.
A informação sobre a destruição do avião foi confirmada pela fabricante de armas estatal ucraniana Ukroboronprom no domingo. Na ocasião, ainda sem ter a dimensão do estrago, informou que a recuperação do cargueiro custaria mais de US$ 3 bilhões (equivalente a mais de R$ 15 bilhões).
Conflito: Rússia adapta tática, aumenta poder de fogo e concentra ataque em quatro frentes na Ucrânia
Nesta quinta-feira, a Antonov, empresa de serviços de aeronaves ucranianas e dona do Antonov-225, também informou no Twitter que o avião ainda não foi inspecionado por especialistas e o governo local ainda não tem informações sobre a condição técnica do cargueiro.
O avião destruído tinha mais de 80 metros de comprimento, mais da metade em compartimento de carga. A velocidade de cruzeiro era de de 800 km/h.