Análise: confira ranking dos 25 melhores jogadores da NBA na atualidade
Lista leva em conta o momento de cada um nesse início de temporada que se aproxima
Com o início da temporada da NBA se aproximando -começa na próxima terça-feira – estamos em um bom momento para revisitar a hierarquia dos jogadores da liga. Basquete é um esporte coletivo, claro, mas são as estrelas que ditam tudo dentro e fora de quadra. Mas quem ocupa o topo dessa pirâmide?
O ranking dos 25 melhores jogadores da liga é um bom ponto de largada, contextualizando as principais estrelas da NBA e onde cada uma se encaixa. Claro que se trata de um exercício subjetivo. A sua lista pode ser diferente da minha, e provavelmente é.
Critérios da lista
– Projeção apenas para a temporada que se inicia
Não importa quanto tempo um jogador tem pela frente. Pode ser um jovem recém-draftado ou uma estrela já entrando na reta final da carreira, essa lista reflete única e exclusivamente a minha expectativa para o seu desempenho na temporada 2021/2022. Não se trata também de um ranking dos melhores do ano passado. É uma projeção.
– O que analiso
Não existe uma fórmula na qual preencho variáveis e obtenho um número no final. Me baseio no que assisti em quadra deles, revisito muitas coisas e olho o que as estatísticas dizem. É um processo longo, que leva semanas para ser finalizado.
– Discordou? Tudo bem
Na maior parte da lista a diferença de um jogador para o outro é mínima. Eu mesmo a alterei várias vezes antes dessa versão final e provavelmente continuaria mexendo caso a sua publicação demorasse mais. Não espero ter um ranking definitivo, absoluto, é apenas minha visão em uma avaliação com alta dose de subjetividade.
1 – Kevin Durant, Brooklyn Nets
Contra todos os prognósticos, Kevin Durant voltou a jogar no mesmo nível exuberante de antes de romper o tendão de aquiles, que em outros tempos foi sentença de morte para a carreira de muitos atletas.
Discutivelmente o melhor pontuador na história da NBA, reputação alcançada através de uma combinação ímpar de altura, coordenação motora e técnica, Durant ainda tem a capacidade de ser um excelente defensor quando liga a “chavinha” em momentos importantes. Difícil encontrar uma falha no seu jogo.
2 – Giannis Antetokounmpo, Milwaukee Bucks
Pode soar estranho falar isso de um jogador que já venceu dois MVPs na carreira, mas o grego claramente deu um salto de produção durante os playoffs que terminaram com o seu primeiro título em Milwaukee.
Giannis diminuiu os arremessos de perímetro e o tempo com a bola na mão para se tornar o que deveria ser, uma força dominante dentro do garrafão. Não há resposta para o seu jogo na área pintada, até um mini fadeaway à la Dirk ele desenvolveu. Isso tudo entrando para o primeiro time de defesa nas últimas três temporadas.
Antetokounmpo possui um argumento justo para número um dessa lista, mas acabei optando por Durant pelo seu arsenal ofensivo mais completo.
3 – Stephen Curry, Golden State Warriors
Jogando ao lado de um time que ninguém confundirá com os Warriors dos três títulos, o armador carregou um fardo muito mais pesado e entregou uma temporada que não fica muito atrás dos seus dois MVPs:
Stephen Curry nas temporadas de MVP e 20/21
Pontos | Rebotes | Assistências | Aproveitamento de três | |
14/15 (1º MVP) | 23,8 | 4,3 | 7,7 | 44,3% |
15/16 (2º MVP) | 30,1 | 5,4 | 6,7 | 45,4% |
20/21 | 32 | 5,5 | 5,8 | 42,1% |
Aos 32 anos, Curry não dá qualquer sinal de desacelerar. A única questão é se Golden State conseguirá aproveitar a reta final do auge dele, antes de que entre em uma nova fase. Por enquanto, ainda estamos falando de um dos favoritos ao MVP em 21/22.
Aos 32 anos, Curry não dá qualquer sinal de desacelerar. A única questão é se Golden State conseguirá aproveitar a reta final do auge dele, antes de que entre em uma nova fase. Por enquanto, ainda estamos falando de um dos favoritos ao MVP em 21/22.
Aos 32 anos, Curry não dá qualquer sinal de desacelerar. A única questão é se Golden State conseguirá aproveitar a reta final do auge dele, antes de que entre em uma nova fase. Por enquanto, ainda estamos falando de um dos favoritos ao MVP em 21/22.
4 – LeBron James, Los Angeles Lakers
Quando foi que tantos nomes (3) entraram antes de King James numa lista do tipo? A resposta é nunca, mas o tempo não para de passar para ninguém.
Em duas das últimas três temporadas vimos LeBron desfalcar os Lakers por um tempo significativo. Ele ainda tem total capacidade de ser o maestro e guiar esse time ao título, mas exigir que o faça toda noite como é passado por ser uma expectativa irreal para um cara prestes a completar 37 anos e que já é o terceiro jogador com mais minutos na história da NBA.
5 – Luka Doncic, Dallas Mavericks
Difícil acreditar o quão bom Luka Doncic já é após três temporadas na NBA. A lista de jogadores que alcançaram um nível tão alto e tão rapidamente não é grande, talvez nem exista.
Luka é o centro de tudo no Dallas Mavericks, carregando um time imperfeito a uma grandes batalhas contra os Clippers nos playoffs nos últimos dois anos. Justamente por isso ele precisa de mais suporte, além de melhorar o seu preparo físico para não chegar extenuado ao final de jogos importantes.
Leia mais: https://ge.globo.com/basquete/nba/noticia/analise-confira-ranking-dos-25-melhores-jogadores-da-nba-na-atualidade.ghtml
Fonte: Por Gabriel Martins, GE