fbpx

Menu

Site desenvolvido por Ligado na Net :

Análise: Mbappé caminha para ser um dos grandes da história da Copa do Mundo

Atuação do camisa 10 contra a Polônia o coloca como melhor do Mundial até aqui e reforça condição da França de favorita

Por Daniel Mundim — Doha, Catar

05/12/2022   Atualizado há 3 horas

Na vida, temos poucas certezas. Uma delas é a de que, se Mbappé receber a bola, algo vai acontecer. A França está nas quartas de final da Copa do Mundo pela nona vez e deve muito ao seu atacante. E aos seus coadjuvantes de luxo. Mas o camisa 10 trilha um caminho para ser um dos maiores da história do torneio.

Campeão em 2018, com gol na final, Mbappé rumo ao bi e, caso ele venha, como total protagonista. Seus nove gols em 11 jogos, o único a atingir tal número antes dos 24 anos, o credenciam a um dia sentar, talvez, ao lado de nomes como Zidane, Müller, Beckenbauer, Rossi, Ronaldo, Maradona e vários outros.

Faltam sete gols para ele alcançar o recorde de Klose. Você duvida que, com o restante do Mundial do Catar, mais as Copas de 2026 e 2030, quando ele terá 31 anos, Mbappé não tem condições de buscar essa marca?

A atuação do atacante do PSG na vitória por 3 a 1 contra a Polônia veio para confirmá-lo com o melhor do Mundial até aqui. Para assustar os rivais. No mesmo jogo, o Mbappé ultrapassou Cristiano Ronaldo e empatou com Messi em número de gols em Copas. São nove em 11 jogos na sua carreira.

Tudo isso antes de completar 24 anos. Ele tem cinco gols e duas assistências neste Mundial. É quem mais participou de gols, mesmo com poucos minutos na última rodada, quando a França utilizou reservas.

O atacante é protagonista do início ao fim, ao seu estilo. Aliou velocidade – atingiu os 35km/h – e técnica em cada decisão que tomou no estádio Al Thumama. Com um passe preciso, deu o gol para Giroud alcançar a artilharia histórica da França. E depois fez os seus, em duas lindas finalizações.

Matty Cash, o lateral polonês responsável por Mbappé, saiu do jogo eliminado da Copa do Mundo, mas feliz por ter recebido uma camisa do ídolo francês. E essa talvez seja a única alegria sobre para qualquer um que tente pará-lo até o momento.

Mbappé na Copa do Mundo:
Líder de participações em gols: 7
Artilheiro: 5 gols
Jogador com mais finalizações: 21
Jogador com mais finalizações no alvo: 10
Jogador com mais entradas na área rival: 46

Mbappé fez os seus dois gols, deu o passe para Giroud, e ainda finalizou mais três vezes no jogo. O craque completou cinco de 10 dribles tentados e acumulou cinco cruzamentos, muitos deles perigosos. Foi um terror para Lewandowski e companhia.

O impacto do atacante tem sido tão grande que é difícil falar dos defeitos da França. Mas eles existem. O time de Didier Deschamps mostrou mais uma vez que tem dificuldades para ser criativo. A agressividade da campeã mundial parece depender de Dembélé e Mbappé.

Mais uma vez, os franceses sofreram para anular o ataque rival. A Polônia, que havia feito apenas quatro finalizações contra a Argentina, se sentiu bem à vontade no primeiro tempo e só não abriu o placar graças a Lloris. É um bom sinal para as outras seleções, especialmente a Inglaterra, próxima adversária.

Griezmann puxa fila dos coadjuvantes

A França é favorita também por causa de seus coadjuvantes. Giroud fez o seu terceiro gol no Mundial e é o maior artilheiro da seleção. Por mais que sua movimentação seja limitada, o camisa 9 tem aproveitado algumas das chances que recebe. Não todas.

A presença de Giroud como centroavante ainda potencializa Mbappé, que tem mais liberdade para brilhar. Algo que o próprio atacante do PSG admitiu.

Upamecano foi seguro e manteve a regularidade de sua grande Copa. Rabiot não teve tanta presença ofensiva, mas ainda é um dos destaques, especialmente na recuperação da posse de bola. Mas, novamente, é preciso citar Griezmann.

O camisa 7 tem só uma assistência na Copa do Mundo, mas tem se destacado pelo trabalho defensivo. Griezmann foi quem mais pegou na bola dos jogadores de frente. Marca e cria com bons passes que muitas vezes terminam em lances de perigo ao adversário. É essencial para o estilo dessa atual França, que tenta explorar a transição rápida com Dembélé e Mbappé.

Essa França reativa agora encara uma favorita: a Inglaterra. O potencial duelo entre Mbappé e Maguire pode ser desequilibrado, mas será o primeiro grande teste da atual campeã do mundo.

Fonte: Daniel Mundim — Doha, Catar

https://ge.globo.com/futebol/selecoes/franca/noticia/2022/12/04/analise-mbappe-caminha-para-ser-um-dos-grandes-da-historia-da-copa-do-mundo.ghtml