Análise: Palmeiras sobra no Paulistão e mostra que vai mais uma vez brigar por todos os títulos
Invicto e com um troféu conquistado em 2023, Verdão vai dando mostras que manterá alto nível e seguirá embalado pelo espírito vencedor do técnico Abel Ferreira
Por Emilio Botta — São Paulo
10/02/2023 04h00 Atualizado há 4 horas
O Palmeiras não encontrou dificuldade para vencer a Inter de Limeira por 2 a 0, na última quinta-feira, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. O Verdão é o líder da classificação geral e caminha para uma classificação tranquila às quartas de final do estadual.
Mas quem liga para estadual? Não é bem assim… O Paulistão é o mais forte campeonato que define um campeão no primeiro semestre. Dos 16 clubes participantes, dez estão envolvidos nas três principais séries do Campeonato Brasileiro. E os demais recheados de jogadores que irão reforçar muitos elencos da Série B no segundo semestre. Não tem jogo fácil.
Mais notícias do Palmeiras:
+ Veja as notas dos jogadores após mais uma vitória
+ Abel se irrita com pergunta sobre Endrick
A partida contra a Inter de Limeira foi a oitava do Palmeiras em 2023. Foram seis vitórias, dois empates e o título da Supercopa conquistado contra o Flamengo, em Brasília, na primeira disputa de troféu do futebol brasileiro na temporada.
O time que encerrou 2022 campeão estadual, brasileiro e da Recopa Sul-Americana iniciou 2023 pressionado pelas duas significativas baixas: Gustavo Scarpa, melhor jogador da conquista do título nacional, e Danilo, deixaram o clube rumo ao futebol inglês.
Pode parecer estranho escrever isso, mas o Palmeiras flertou com uma pequena crise pela falta de ação no mercado e teve os muros do clube pichados. Até aqui ainda não anunciou nenhum reforço para 2023. E perdeu mais uma peça: o zagueiro Kuscevic, quarta opção para a defesa, negociado com o Coritiba.
Mas Abel Ferreira, aos poucos e do seu modo característico, vai conseguindo novamente mostrar que o Palmeiras será um time que brigará por todos os títulos em disputa. Além do Paulistão, o clube terá Copa do Brasil, Libertadores da América e Campeonato Brasileiro no calendário.
Números do Palmeiras em 2023:
- Jogos: 8
- Vitórias: 6
- Empates: 2
- Derrotas: 0
- Gols marcados: 15
- Gols sofridos: 5
- Títulos: 1
Palmeiras x Inter de Limeira gol Raphael Veiga Rony Endrick Gómez — Foto: Marcos Ribolli
Com um jovem de apenas 16 anos no comando do seu ataque e com a recuperação do bom futebol de Gabriel Menino – que flertou com o deslumbre após bom início no profissional -, Abel Ferreira mostra um trabalho de altíssimo nível enquanto muita gente prefere perder tempo falando sobre o seu comportamento dentro e fora de campo.
+ Veja mais notícias do Palmeiras
A prioridade do técnico português no Brasil é vencer. E isso contaminou positivamente os jogadores que trabalham com ele. Mais difícil do que ser vencedor é manter-se no topo do futebol brasileiro. São raros os exemplos de times que viveram hegemonias maiores do que dois anos.
O Palmeiras de Abel Ferreira come grama se for preciso para seguir vencendo — Foto: Marcos Ribolli
O Palmeiras de Abel Ferreira, apontado por muitos como a Terceira Academia, vai para o seu terceiro ano de protagonismo em um futebol brasileiro cercado de altos e baixos. O voo do Verdão é rasante e sólido, sem deixar que o conformismo ganhe altura nem que uma pequena turbulência faça o avião cair.
E quanto aos reforços, dois nomes que serão essenciais ao Palmeiras ao longo do ano vieram da base: Endrick e Giovani vão ganhando confiança e mostrando que serão muito úteis em 2023.
Fonte: Emilio Botta — São Paulo