Análise: São Paulo joga futebol efetivo, e Rogério Ceni mostra ter elenco nas mãos
Tricolor vence mais uma com tranquilidade, já avança ao mata-mata do Paulista e vai ganhando casca e entrosamento rodada após rodada
Por Eduardo Rodrigues — São Paulo
22/02/2023 04h00 Atualizado há 6 horas
O São Paulo novamente fez um jogo tranquilo, efetivo e deixou seus torcedores ainda mais esperançosos para o restante da temporada. Na última terça-feira, o São Bento não foi páreo para uma equipe que vai mostrando entrosamento crescente rodada após rodada. Vitória do Tricolor por 3 a 0 e classificação ao mata-mata do Campeonato Paulista.
Depois de abrir o placar com Galoppo, aos 46 minutos do primeiro tempo em uma jogada de escanteio – que vai se tornando uma das principais armas desse time –, o Tricolor voltou para o segundo tempo com mais espaços e apresentou seu melhor.
+ Veja como está a classificação geral do Paulistão
As jogadas passaram a sair com certa facilidade, e o técnico Rogério Ceni sabe o que tem em seu elenco e como fazer o time jogar mais. Se o São Paulo tem mais campo para jogar no contra-ataque, é hora de acionar o banco de reservas e deixar a equipe mais veloz.
Ceni tem feito isso com inteligência neste começo de temporada.
Mais do São Paulo:
+ Ceni avisa que usará força máxima em rodadas finais
+ Confira como foi o duelo contra o São Bento
+ As notas dos jogadores na vitória
+ Artilheiro, Galoppo diz: “Quero ganhar algo pelo clube”
Na última terça, o treinador colocou Pedrinho no segundo tempo e deu outra cara para a equipe. Com mais velocidade, o São Paulo passou a assustar mais, até que o próprio Pedrinho fez o segundo gol aos 37 minutos da etapa final. Aos 48, Calleri fechou o placar.
A tranquilidade com que o 3 a 0 foi construído dá indícios de um São Paulo que cada vez mais vai se moldando ao estilo do treinador, e que tem boas opções para os mais diversos momentos do jogo.
Isso tem ocorrido muito pela continuidade do trabalho de Ceni, que assumiu o comando no final de 2021 e neste ano tem conseguido montar o elenco à sua maneira. Foram nove contratações, a grande maioria por indicação do técnico.
Pelo menos neste início de ano, a “carta-branca” dada ao treinador vai surtindo efeito. O São Paulo de 2023 tem a identidade de Rogério Ceni e vai se destacando com apenas duas derrotas, seis vitórias, dois empates e a classificação antecipada para as quartas de final do Paulistão. Tem também o melhor ataque da competição, com 20 gols marcados.
Com a vaga já assegurada, Ceni poderá ver mais jogadores em ação como titulares nos dois jogos restantes da fase de grupos. Daí podem surgir mais opções para mudar o cenário em partidas da fase decisiva, onde deslizes podem custar uma eliminação.
+ Leia mais notícias do São Paulo
Pedrinho comemora gol do São Paulo contra o São Bento — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Nos próximos dias, o elenco pode ganhar retornos importantes que vão aumentar ainda mais o leque do técnico. Jogadores como Diego Costa e Igor Vinicius, por exemplo, já iniciaram a transição no campo. Welington, Orejuela, David e Erison fazem trabalhos com a fisioterapia no gramado e também não devem demorar a voltar.
O São Paulo vai criando sua casca, que será colocada à prova de fato na fase final do Paulistão. Até aqui, as notícias e impressões são boas. Resta ver se o time será capaz de manter isso quando a pressão aumentar.
Fonte: Eduardo Rodrigues — São Paulo