BMW apresenta carro que muda de cor na CES 2022
Que tal ter um carro que muda de cor com o simples toque em um botão, alterando a tonalidade conforme a sua preferência para um determinado dia? É o que propõe a BMW com o novo conceito revelado ontem (5) na Consumer Electronic Show 2022 (CES), que acontece em Las Vegas, Estados Unidos.
O BMW iX Flow apresentado pela montadora no evento é um protótipo de SUV elétrico com “tinta eletrônica”, que usa corrente elétrica para modificar a pintura da carroceria. Trata-se da tecnologia E Ink, a mesma presente em dispositivos como o Kindle e o relógio Pebble.
De acordo com a marca alemã, a pintura do carro elétrico possui “milhões de microcápsulas com diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano”, cada uma delas com pigmentos brancos de carga negativa e pretos com carga positiva. Elas se misturam, podendo formar as tonalidades branca, preta e cinza, as únicas disponíveis inicialmente.
Ao serem estimuladas por um sinal elétrico, elas interagem e se acumulam na superfície, dando à carroceria do veículo a cor escolhida pelo proprietário. O detalhe é que esse inovador esquema de pintura eletrônica da BMW pode ser acionado ao tocar em um botão, bastando aguardar a mudança acontecer.
Mudando a cor conforme o clima
A questão estética, permitindo escolher tonalidades diferentes para cada dia, é apenas um dos benefícios oferecidos pela tecnologia de coloração eletroforética. De acordo com a fabricante, o uso de uma determinada cor externa pode ter implicações na eficiência do SUV elétrico e no bem-estar dos ocupantes do automóvel.
Uma pintura branca, por exemplo, reflete mais luz do Sol do que o tom preto, ajudando a reduzir o aquecimento do carro e tornando a temperatura da cabine mais agradável. Por outro lado, a película externa escura possibilita absorver mais calor, podendo ser utilizada em climas frios.
Vale ressaltar que o carro que muda de cor da BMW é apenas um conceito, por enquanto. Dessa forma, não há qualquer previsão de lançamento do iX Flow com E Ink, no momento, embora a montadora afirme que continua a desenvolver o projeto, com a possibilidade de aumentar a paleta de cores.
Fonte: André Luiz Dias Gonçalves, TecMundo