Gasoduto Nord Stream 2 entre Rússia e Alemanha é concluído após anos de tensão
A Rússia anunciou hoje que concluiu a obra do polêmico gasoduto Nord Stream 2, que fornecerá gás russo para a Alemanha e que, segundo os críticos, deixará os países europeus mais dependentes de Moscou.
O CEO da Gazprom, Alexei Miller, “declarou que esta manhã, às 8h45, no horário de Moscou (2h45 de Brasília), a construção do gasoduto Nord Stream 2 se foi totalmente concluída”, afirmou o grupo estatal russo.
Para a Rússia, o anúncio é um triunfo, depois que as tensões diplomáticas despertadas por este projeto de 10 bilhões de euros (US$ 11,8 bilhões) se tornaram tão intensas em um determinado momento que alguns duvidaram da conclusão das obras.
Para os críticos, porém, tanto na Europa como nos Estados Unidos, o gasoduto aumentará a dependência energética europeia da Rússia, considerada um rival estratégico por muitos países ocidentais. Também representa uma traição os interesses da Ucrânia, um aliado ocidental diante de Moscou.
Após o anúncio, a presidência ucraniana afirmou que o país “lutará contra este projeto político russo até o fim e, inclusive, depois que começar o fornecimento de gás”.
Fonte: AFP, UOL