Guerra na Ucrânia: veja os principais acontecimentos do 21º dia de conflito
Após termino da quarta rodada de negociações, russos e ucranianos retomarão conversas nesta quarta-feira. Por outro lado, Corte de Haia irá responder à acusação ucraniana sobre a invasão russa.
Por g1
16/03/2022 00h01 Atualizado há 7 horas
A guerra na Ucrânia chega nesta quarta-feira (16) ao seu 21°dia, marcado expectativa de uma solução nas negociações entre Rússia e Ucrânia que irão fazer nova rodada de conversas. Corte de Haia irá responder às acusações ucranianas sobre a invasão russa.
Veja os principais fatos recentes da guerra:
- Negociadores da Rússia e da Ucrânia fizeram quarta rodada de conversas. Sem soluções divulgadas, novas conversas acontecerão nesta quarta.
- EUA anunciaram novas sanções ao presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, e a alguns cidadãos russos. O Tesouro americano acusou-os de corrupção e violação de direitos humanos.
- A Corte Internacional de Justiça (CIJ) irá responder à acusação ucraniana contra a Rússia. No começo do conflito, representantes ucranianos abriram uma ordem de emergência argumentando que os russos aplicaram falsamente a lei de genocídio para justificar sua invasão.
- Dois jornalistas da rede americana Fox News morreram após um ataque russo próximo a Kiev. Oleksandra Kuvshynova e Pierre Zakrzewski estavam fazendo a cobertura da guerra.
- Segundo Kyrylo Tymoshenko, assessor da Presidência ucraniana, cerca de 29 mil pessoas foram retiradas de áreas de conflito em todo o país.
- Um segundo comboio de civis conseguiu sair de Mariupol, a cidade cercada pelos russos. Mais 2.000 veículos deixaram o local.
- Segundo a ONU, 3 milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia desde o começo da invasão, em 24 de fevereiro.