Lewandowski arquiva pedido de Bolsonaro pela suspeição de Alexandre de Moraes: ‘Propósito de tumultuar o processo eleitoral’
Presidente reclamou de gesto da “degola” feito por Moraes durante julgamento no TSE, o que indicaria falta de parcialidade
Por Nelson Lima Neto
02/10/2022 Atualizado há 2 horas
O ministro Ricardo Lewandowski, do TSE, arquivou na tarde de hoje a ação de Jair Bolsonaro que pedia a suspeição do ministro Alexandre de Moraes para julgar o caso que limitou suas transmissões eleitorais.
Motivou a ação de Bolsonaro um gesto de “degolar” feito por Moraes, durante seção do TSE no dia 27, interpretada por bolsonaristas como uma possível “ameaça” ao presidente – o que supostamente tiraria a parcialidade do ministro.
Na decisão de hoje, Lewandowski reforça que “o gesto que justificaria o pedido de suspeição sequer tinha relação com o julgamento”, e que as alegações do presidente são “desprovidas de qualquer demonstração que indique descumprimento do dever de imparcialidade do indigitado magistrado”.
“Nessas circunstâncias, tenho que o objetivo da presente ação é apenas o de criar um fato político com o reprovável propósito de tumultuar o processo eleitoral”, considerou Lewandowski.
Fonte: Nelson Lima Neto