Lula decide antecipar o anúncio oficial de Múcio para a Defesa. Saiba o porquê
Por Lauro Jardim
08/12/2022 04h32 Atualizado 08/12/2022
Lula resolveu antecipar o anúncio do nome do primeiro ministro do seu governo. Está previsto que ele oficialmente formalize hoje a indicação do ex-ministro José Múcio Monteiro para o comandar o Ministério da Defesa.
- Aceitação unânime: Ex-ministro da Defesa articulou com militares possível indicação Múcio
- Saiba os detalhes: PL aluga casa para Bolsonaro morar em Brasília
De acordo com interlocutores do presidente, o acerto foi feito num encontro entre Lula e o próprio Múcio, realizado no hotel em que o presidente eleito está hospedado em Brasília.
Na semana passada, Lula disse que só começaria a tornar público o seu ministério depois que fosse diplomado pelo TSE. Ou seja, a partir de segunda-feira, 12. O que o fez mudar o planejamento inicial foi a necessidade de Múcio poder interagir com os Altos Comandos das Forças Armadas já ungido oficialmente no cargo.
- Novos ares: A embaixada que Dilma Rousseff pode assumir
A partir do anúncio feito pelo petista, Múcio já poderá procurar os comandantes das três forças para definir os nomes dos seus sucessores. Pelo que está acordado entre Lula e o seu futuro ministro, não se pretenderá inventar a roda neste terreno. Isso significa que os novos comandantes serão os oficiais mais antigos de cada força, como reza a tradição militar.
Por essa decisão, o novo comandante do Exército será o general Julio Cesar de Arruda, chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Para a Marinha irá o almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire. E o comandante da Aeronáutica o brigadeiro Marcelo Damasceno. Estes dois últimos ocupam a chefia do estado-Maior de suas Forças.
Fonte: Lauro Jardim