Perda do olfato impulsiona criatividade na cozinha entre recuperados da Covid-19
A anosmia (perda do olfato) é um sintoma comum de Covid-19 (e outros vírus) e pode afetar gravemente a capacidade de paladar das pessoas
Médico de pronto-socorro nos Estados Unidos, o doutor Alex Yeats acabara de preparar o que parecia uma opção apetitosa para o jantar quando sua esposa o informou que o prato, na verdade, esteja bem longe disso.Médico de pronto-socorro nos Estados Unidos, o doutor Alex Yeats acabara de preparar o que parecia uma opção apetitosa para o jantar quando sua esposa o informou que o prato, na verdade, esteja bem longe disso.
“Era um macarrão de feijão preto com amêndoas e pedaços de cúrcuma e eu disse que não ia comer, parecia nojento”, contou Sarah Yeats, 31 anos, uma enfermeira de PS de Atlantic Beach, Flórida.
O casal trabalha em um hospital em Jacksonville. Em agosto, ela contraiu a Covid-19 no trabalho e a trouxe para casa.
Como muitas pessoas que adoeceram com o coronavírus, eles notaram logo após o teste positivo que haviam perdido boa parte do olfato e do paladar.
Durante semanas, eles tentaram obter qualquer sensação que dos alimentos, mergulhando o frango em suco de limão, jogando punhados de ervas frescas em sopas e saladas e fazendo ousadas experiências com texturas na tentativa de trazer alguma emoção para a mesa.
O dia em que Sarah percebeu que não gostava mais de pedaços de cúrcuma em cima dos pratos, percebeu que seu paladar poderia estar se recuperando.
A anosmia (perda do olfato) é um sintoma comum de Covid-19 (e outros vírus) e pode afetar gravemente a capacidade de paladar das pessoas, uma vez que os sentidos estão interligados.
“Parece que a perda do olfato ou do paladar são alguns dos indicadores mais específicos da Covid-19, em particular no início”, afirmou a médica de emergência e analista médica da CNN, doutora Leana Wen. “Mesmo sem apresentar quaisquer outros sintomas, incluindo congestão nasal, os pacientes de Covid-19 relatam que não podem sentir cheiro ou sabor”.
Embora a maioria das pessoas recupere o olfato ou o paladar em alguns dias ou semanas, Wen conta que “ainda há muitos que não recuperaram o olfato após meses”.
As pessoas ainda precisam comer, é claro, e estão modificando suas refeições como resultado.
Novas combinações de sabores
Poucos dias após o teste positivo para o vírus em meados de dezembro, Althea Mullarkey, 53 anos, percebeu de repente que não sentia mais o cheiro forte de gardênia de seu xampu.
Ela correu pela casa, farejando tudo que encontrou e percebeu que seu olfato havia desaparecido.
Fã de gastronomia, a moradora de Hudson Valley, em Nova York, disse que não gosta mais da sensação de comer ovos, já que não consegue apreciar o sabor. Além disso, conta que não quer desperdiçar seu paladar apagado com um bom pedaço de queijo tipo gorgonzola, seu favorito.
Recentemente, ela comeu as sobras de “salada de repolho picante-doce com carne de porco desfiada” no café da manhã. Seu jantar especial atual é homus com endro com suco de limão espremido adicional, junto com azeitonas sem caroço e um pedaço de pão naan torrado coberto com óleo picante.
Ela consegue sentir “o gosto do sal, da pimenta e do limão e sentir as texturas crocantes”, mas nenhuma das camadas de sabores que ela adorava experimentar na cozinha está aparecendo.
Fonte: Por CNN Brasil