Viracopos tem alta de passageiros em viagens internacionais e prevê ampliação com novas rotas
O Aeroporto de Viracopos encerrou outubro com o maior fluxo mensal de passageiros, desde fevereiro de 2020, incluindo aumento de viajantes em rotas internacionais. A expectativa da concessionária responsável pela gestão do terminal em Campinas (SP) é de fechar 2021 com ampliação de público em voos entre o Brasil e países do exterior diante de anúncios divulgados sobre novas rotas.
De acordo com a Aeroportos Brasil Viracopos, 941,1 mil passageiros fizeram viagens nacionais (98%), enquanto 18,3 mil usaram a estrutura em Campinas (SP) para desembarque ou ida ao exterior (1,9%).
No grupo das rotas internacionais, o saldo de outubro é o terceiro melhor do ano e ocorre após uma redução entre agosto e setembro. Em meio à flexibilização de países para entrada de estrangeiros com vacinação completa contra a Covid-19 sem a necessidade de quarentena, entre eles os Estados Unidos nesta semana, a economia surge como contraponto por conta da relação entre dólar e real.
O patamar segue distante do contexto pré-pandemia, quando o fluxo mensal de viajantes em rotas internacionais oscilou entre 60 mil e 103 mil viajantes durante 2019. A concessionária que administra Viracopos aposta em aumentos gradativos em novembro e dezembro, mas não projeta números.
Novas rotas
Além de ter voos para Lisboa, em Portugal, e Fort Lauderdale, a companhia Azul projeta abrir em dezembro rotas de Campinas para Orlando, nos Estados Unidos, e para Punta del Este, no Uruguai.
Quadro de frequências por Viracopos
- Lisboa: 3 vezes por semana;
- Fort Lauderdale: 5 vezes por semana, mas diário a partir de dezembro;
- Orlando: diário, a partir de dezembro;
- Punta del Este: duas partidas e duas chegadas por Campinas, a partir de dezembro;
“Era esperado efetivamente que houvesse esta ampliação substancial de passageiros internacionais em Viracopos, em função da eliminação de barreiras dos países em relação ao Brasil. O avanço da vacinação permitiu que a gente fizesse um controle, e isso permitiu que muita gente pudesse viajar. Mas, de fato, o real está muito desvalorizado, a tendência é que a grande massa não consiga fazer isso, porque há uma restrição orçamentária muito grande”, avalia o economista e professor da PUC-Campinas Roberto Brito de Carvalho.
Em contrapartida, ele considera que a relação cambial pode ficar em segundo plano para grupos de pessoas que precisam viajar, efetivamente, ou para quem se planejou apesar das adversidades.
“Acredito em crescimento, rotas recolocadas, e com isso Viracopos se tornando mais competitivo.”
Variações
O saldo total de outubro representa alta de 36,8% no comparativo com o mesmo período de 2020. Além disso, considerando-se o acumulado de passageiros em oito meses, a diferença entre 2021 e o ano anterior corresponde a 56,32% – o número de viajantes subiu de 4,85 milhões para 5,16 milhões.
Vacinação contra Covid-19
Entre os meses de agosto e setembro deste ano, pelo menos 7 mil trabalhadores do aeroporto e de empresas prestadoras de serviço receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Já nos 31 municípios da área de cobertura do g1 Campinas, 2.388.181 moradores estão completamente imunizados, o que representa 70,67% da população.
Leia mais: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2021/11/11/viracopos-tem-alta-de-passageiros-em-viagens-internacionais-e-preve-ampliacao-com-novas-rotas.ghtml
Fonte: Por g1 Campinas e Região