Resgate de dinheiro ‘esquecido’ em bancos vai exigir cadastro em conta gov.br tipo ‘ouro ou prata’; saiba como fazer
Sistema voltou a funcionar na noite de domingo (13). Para pedir resgate, será preciso ter login na plataforma gov.br do tipo ‘prata’ ou ‘ouro’, que exige maior nível de segurança.
Por g1
15/02/2022 Atualizado há 7 minutos
O site criado pelo Banco Central para o serviço de consultas a recursos esquecidos em bancos entrou em operação na noite de domingo (13).
Para fazer a consulta inicial, basta informar o CPF ou CNPJ. Mas aqueles que tiverem valores esquecidos vão precisar fazer um cadastro pelo site Acesso (https://sso.acesso.gov.br) ou pelo aplicativo gov.br para acessar o sistema e solicitar o resgate na data e período agendados.
As contas gov.br são divididas em “ouro”, “prata” e “bronze”. O padrão ao entrar no serviço é ter o acesso “bronze”. Mas para consultar o dinheiro é necessário ter o nível “ouro” ou “prata”.
O Sistema Valores a Receber (SVR), serviço que permite a consulta a valores devidos por bancos a pessoas e empresas foi lançado no final de janeiro, mas tinha sido suspenso após a grande procura derrubar a página do Banco Central na internet. O novo endereço para as consultas a valores esquecidos é valoresareceber.bcb.gov.br.
“O cidadão precisará de um login gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber. Não será possível acessar o sistema com seu login Registrato”, informou o Banco Central.
A conta gov.br dá acesso aos serviços digitais do governo como, por exemplo, INSS, carteira de trabalho digital, Receita Federal, eSocial, entre outros.
Passo a passo
A criação da conta gov.br é gratuita. Quem ainda não possui, pode fazer o cadastro pelos seguintes caminhos:
- site Acesso (https://sso.acesso.gov.br)
- App gov.br (link IOS)
- App gov.br (link Android)