Santa Casa faz cirurgia inédita em menino de 6 anos para corrigir malformação de bexiga em MT
A “técnica de Kelly” foi realizada pela primeira vez em Mato Grosso e tem apresentado os melhores resultados para os casos de reparação de extrofia de bexiga com menos etapas para a correção.
O Hospital Santa Casa de Cuiabá realizou, nesse sábado (30), pela primeira vez, a “técnica de Kelly” e o procedimento durou cerca de 12 horas. A cirurgia pediátrica corrige a malformação da bexiga, uretra e genitália garantindo mais qualidade de vida ao paciente.
Ao todo, mais de 30 profissionais atuaram na cirurgia e cinco vieram de outras unidades federativas para auxiliar no centro cirúrgico.
O procedimento foi realizado em um menino de 6 anos que possui extrofia de bexiga, mora em Primavera do Leste e é acompanhado por médicos do Hospital Santa Casa de Cuiabá. Ele já havia realizado outras sete cirurgias de correção.
A extrofia de bexiga é uma doença rara e é a mais complexa das especialidades de cirurgia e urologia pediátrica. Mesmo sendo um procedimento de difícil execução, a “técnica de Kelly” tem apresentado os melhores resultados para os casos de reparação da extrofia com menos etapas para a correção.
No Brasil, esse procedimento foi realizado 35 vezes, em 12 estados do país sendo a primeira vez, em 2019.
A cirurgia também foi transmitida para profissionais da saúde de todo o país.
Leia mais: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2021/11/01/santa-casa-faz-cirurgia-com-tecnica-inedita-e-procedimento-dura-cerca-de-12-horas-em-mt.ghtml
Fonte: Por g1 MT