fbpx

Menu

Site desenvolvido por Ligado na Net :

SSDs PCIe 5.0 com velocidades de até 14 GB/s chegarão em 2024

Embora o padrão de armazenamento NVMe PCIe 4.0 ainda seja novidade para a maioria dos consumidores, a indústria especializada parece já estar planejando um sucessor mais poderoso — pelo menos foi o que sugeriu a empresa Silicon Motion, durante uma conferência sobre seus retornos financeiros. Segundo ela, os novos SSDs PCIe 5.0 devem chegar em 2024, superando a iteração passada por uma grande margem.

Nesse contexto, a informação é reforçada pelo SSD PCIe 5.0 da ADATA, apresentado durante a CES 2022, que atingiu uma velocidade de leitura de até 14 GB/s, limitando-se a impressionantes 12 GB/s na velocidade de escrita. O feito, alcançado utilizando o controlador SM2508 da Silicon Motion, apresenta resultados quase 100% maiores que os modelos de alto desempenho da atual geração.

SSDs PCIe 5.0 poderão atingir velocidades de leitura de até 14 GB/s. (Fonte: OverClock3D / Reprodução)

Disponibilidade e previsão de lançamento

Até 2023, o principal foco da Silicon Motion será os SSDs PCIe 4.0, que ainda encaram uma curva lenta de adoção — e, segundo a empresa, só se popularizam entre PCs pré-montados devido ao “extenso processo de testagem exigido”.

Por outro lado, alguns rumores apontaram que os SSDs PCIe 5.0 poderiam chegar ainda neste ano, porém, não como o esperado. Conforme denota o site Ars Technica, a transcrição da conferência da Silicon Motion sugere que os próximos lançamentos para esse período devem se tratar de produtos empresariais, geralmente destinados a servidores e computadores com fins específicos de alto desempenho.

No entanto, os usuários que já quiserem se preparar para a chegada dos SSDs PCIe 5.0 podem apostar nos novos processadores de 12ª Geração da Intel ou nos modelos da família Ryzen 7000 da AMD — ambos compatíveis com a vindoura tecnologia.

Leia mais: https://www.tecmundo.com.br/produto/233305-ssds-pcie-5-0-velocidades-14-gb-s-chegarao-2024.htm
Fonte: Por Adriano Camacho, TecMundo