fbpx

Menu

Site desenvolvido por Ligado na Net :

USP cai 10 posições em ranking internacional de melhores universidades para estudos clínicos

Levantamento da revista britânica Times Higher Education mostrou que a instituição de ensino brasileira caiu foi de 74ª em 2021 para 84ª em 2022.

A Universidade de São Paulo (USP) caiu 10 posições no ranking de melhores universidades para estudos clínicos e de saúde da revista britânica Times Higher Education (THE) de 2022 em relação ao ano anterior. Agora, a universidade brasileira ocupa o 84º lugar na classificação geral.

Procurada pelo G1, a THE explicou que a queda da USP se deve um declínio em reputação no ensino e em pesquisa, duas das cinco métricas usadas na análise. “Em outras áreas, o desempenho da universidade é muito estável, ela perde apenas 1 ponto de pontuação geral, mas é o suficiente para colocá-la 10 posições abaixo”, diz a publicação.

Recentemente, a revista britânica revelou que a USP caiu também em outro ranking da publicação, o de melhores universidades do mundo. Outras seis instituições brasileiras também tiveram desempenho interior na lista. Entre os motivos estavam menor volume de citações em artigos científicos e redução da qualidade de ensino.

As melhores universidades para estudos clínicos e de saúde

O topo do ranking é dominado por universidades do Reino Unido e Estados Unidos, com a Universidade de Oxford, Harvard e Colégio Imperial de Londres ocupando 1º, 2º e 3º lugares respectivamente. (Confira abaixo)

Melhores universidades para estudos clínicos e de saúde

RANKINGINSTITUIÇÃOPAÍS
Universidade de OxfordReino Unido
Universidade de HarvardEstados Unidos
Colégio Imperial de LondresReino Unido
Universidade de CambridgeReino Unido
Universidade de TorontoCanadá
Universidade de StanfordEstados Unidos
Universidade TsinghuaChina
Universidade de Londres (UCL)Reino Unido
Universidade John HopkinsEstados Unidos
Universidade de YaleEstados Unidos

Única estreante no top 10, a universidade chinesa Tsinghua saltou do 32º para 7º lugar, pulando 25 colocações em um único ano, após investir em pesquisas relacionadas a Covid-19.

Leia mais: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/09/16/usp-cai-10-posicoes-em-ranking-internacional-de-melhores-universidades-para-estudos-clinicos.ghtml

Fonte: Por G1 Educação