Comentaristas do ge elegem os destaques da Copinha; confira a lista
Nomes de Palmeiras, América-MG e Santos, três dos quatro semifinalistas aparecem na lista
Por Redação do ge — Rio de Janeiro
25/01/2023 05h00 Atualizado há 4 horas
A Copinha 2023 chega ao fim nesta quarta-feira, com Palmeiras e América-MG na grande final, no Canindé. O time paulista busca o segundo título seguido, enquanto a equipe mineira tenta o título que não ocorre desde 1996. Analisando os destaques individuais da competição, comentaristas do ge elegeram os três jogadores com mais destaque nesta edição: os atacantes Ruan Ribeiro (Palmeiras) e Luan Campos (América-MG), e o meio-campo Ivonei (Santos). Os três foram escolhidos por unanimidade.
+ Candidato a craque da Copinha, Kevin atrai times europeus, mas pensa em virar ídolo no Palmeiras
+ Conheça o atacante ex-Palmeiras, carrasco do Santos e destaque do América-MG na Copinha
+ Tentativas de manipulação de resultados na Copinha acendem sinal de alerta em autoridades
+ Palmeiras x América-MG: final da Copinha será no Canindé
Para chegar aos nomes, o ge escutou as opiniões dos comentaristas Pedro Moreno, Ricardo Gonzalez, Conrado Santana e Marcelo Raed. Cada um elegeu os cinco principais jogadores da competição, e os três mais votados foram escolhidos como os principais destaques.
Ruan Ribeiro – Palmeiras
Ruan Ribeiro comemora gol do Palmeiras contra o América-SP — Foto: Fábio Menotti / Ag Palmeiras
Artilheiro da Copinha com oito gols, Ruan Ribeiro é um dos principais nomes da base palmeirense. Ao marcar duas vezes na goleada de 5 a 0 sobre o Floresta, nas quartas de final, o atacante se tornou o jogador com mais gols pelo time paulista em uma única edição – Endrick, por exemplo, balançou as redes seis vezes em 2022.
No Palmeiras desde 2016, o jovem de 19 anos tem um currículo extenso de títulos nas categorias de base do clube. O jogador já foi campeão do Brasileirão Sub-20 (2022), Copa do Brasil Sub-20 (2022), Mundial de Clubes Sub-17, Copa do Brasil Sub-17 e Supercopa Sub-17. Após ser reserva de Endrick durante a última temporada, na Copinha deste ano, Ruan Ribeiro conseguiu se destacar com gols de muita presença de área.
Ivonei – Santos
Ivonei, do Santos, comemora golaço na Copinha — Foto: @SantosFC
Após ser afastado do elenco profissional e pedir para jogar na categoria sub-20 em 2022, Ivonei deu a volta por cima no Santos. Considerado uma das promessas da base, o meia de 20 anos estreou no profissional em 2020, chegando a disputar 14 partidas pela equipe, mas foi multado pela diretoria por indisciplina em uma viagem.
Na temporada seguinte, Ivonei participou de 16 jogos. Porém, em 2022, a sequência no time principal foi interrompida. O meia não estava nos planos para o início da temporada, e treinaria separado do elenco. Foi quando ele decidiu voltar ao sub-20, onde seria aproveitado.
A escolha do jogador deu certo. No ano passado, ele se tornou capitão e ergueu a taça do título do Campeonato Paulista da categoria. Além da conquista, Ivonei foi o vice-artilheiro da competição. Os feitos foram vistos pelo técnico Odair Hellman, e Ivonei voltou a treinar na equipe principal. Esta edição da Copinha foi a última competição dele pela base. No torneio, Ivonei fez quatro gols, sendo o herói da classificação para a semifinal contra o Bahia.
Natural de Marília, no interior de São Paulo, o atacante de 20 anos começou sua carreira no time da cidade natal, mas logo se transferiu para o Palmeiras. Pelo sub-20 do Alviverde foram 19 jogos e três gols marcados. Com a equipe, foi campeão paulista da categoria. Em disputa de posição, no entanto, o atacante trocou São Paulo por Belo Horizonte e optou por assinar com o América-MG, onde se tornou titular absoluto.
O time mineiro adquiriu o jogador na temporada passada, mas o Palmeiras ainda detém parte dos direitos econômicos do atacante. O vínculo com o Coelho é até 2024. Desde que chegou ao time, já foram 28 jogos e 13 gols. Na Copinha deste ano, o jogador se tornou um dos destaques da equipe junto ao atacante Renato Marques. Ao todo, foram quatro gols até a decisão, sendo três deles contra o Santos, na semifinal.
Veja os outros jogadores votados:
- Kelvin (meio-campo do Palmeiras): dois votos
- Renato Marques (atacante do Palmeiras): dois votos
- Pedrinho (atacante do Goiás): dois votos
- Fábio Matheus (volante do Sport): um voto
- Cássio (goleiro do América-MG): um voto
- Pedro Lima (meio-campo do Palmeiras): um voto
- Estevão (meio-campo do Palmeiras): um voto
Fonte: Redação do ge — Rio de Janeiro