Neymar se despede sem gols de uma edição da Champions pela primeira vez na carreira
Brasileiro joga a competição pela nona vez e, em todas as oito vezes anteriores, marcou pelo menos três gols
Por Redação do ge — Madri
10/03/2022 02h00 Atualizado há 5 minutos
A amarga despedida do PSG da Liga dos Campeões na derrota por 3 a 1 para o Real Madrid foi ainda mais melancólica para Neymar. Pela primeira vez em sua carreira, o brasileiro deixou a competição sem um gol sequer.
Neymar participou da Champions pela nona vez. Em todas as oito temporadas anteriores, o brasileiro marcou no mínimo três gols. Em 2021/22, ele jogou seis partidas e não balançou as redes. A seca dura mais de um ano.
Neymar deixou a atual temporada com apenas duas assistências na competição. Os dois passes decisivos foram nos confrontos contra o Real Madrid, nos dois gols de Mbappé.
A última vez que o camisa 10 brasileiro balançou as redes no torneio continental foi há mais de um ano, em dezembro de 2020, na goleada do PSG sobre o Istambul Basaksehir por 5 a 1. Neymar não fez gols no mata-mata de 2020/21 e passou toda a temporada 2021/22 em branco.
Neymar fez sua quinta Champions com a camisa do PSG. No time francês, ele foi prejudicado por lesões e desfalcou a equipe em partidas decisivas nas temporadas de 2017/18 e 2018/19 e nas oitavas de final de 2020/21
12 – Neymar e Kylian Mbappé já combinaram em 12 gols da Champions desde o início da campanha em 2017/18, pelo menos cinco vezes a mais do que qualquer outra dupla (Lionel Messi & Luis Suarez e Roberto Firmino & Mohamed Salah em 7). Sinergia.
No Paris, o brasileiro teve 35 jogos, com 20 gols e 13 assistências. Nos seus quatro anos de Barcelona, Neymar jogou 40 partidas na Liga dos Campeões, marcou 21 gols e anotou 15 assistências, um desempenho menor do que nas cinco temporadas no PSG.
Na véspera de enfrentar o Real Madrid nesta semana, Neymar reiterou que não ligava para o longo jejum de gols na Champions.
– Na minha cabeça nunca fui egoísta, sempre joguei em prol da equipe. Sempre me doei pelos meus companheiros. Não me importa se faço gol, ou se dou assistência, ou se fico sem fazer assistência, sem fazer gol, o que importa é ganhar. É para isso que nasci. Nasci para vencer, nasci para ganhar. Estou aqui para ganhar. Se eu completar mais um jogo sem gol na Champions, pouco me importa. Quero sair com a vitória, com a classificação, que é o mais importante – afirmou Neymar, em entrevista ao TNT Sports, antes da derrota para o Real Madrid.
Ao PSG e ao brasileiro, restam apenas as 11 rodadas finais do Campeonato Francês na temporada. O Paris lidera o torneio, com 62 pontos, 13 a mais que o Nice, segundo colocado. A equipe volta a campo neste domingo, contra o Bordeaux.